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Queridos pais e/ou responsáveis!

Compreendemos que a situação que o país vive requer uma atenção não só aos lados físico e emocional mas também financeiro.

A seguir iremos tratar alguns assuntos e perguntas frequentes dos responsáveis:

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Estamos todos – professores, coordenadores, diretores e educadores ansiosos pelo nosso retorno. Certo de sua compreensão, seguimos sempre a disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.

Deus abençoe a sua família.

Com Carinho

Semear School

1 - Reinventar para esse momento

Na Semear School, a situação em que nos encontramos indicou uma necessidade de mudança brusca de ambiente de aprendizagem. Por isso, para que essa mudança não implicasse negativamente em nossos alunos e responsáveis, optamos por introduzir o novo formato de maneira cautelosa. Portanto professores, coordenadores e
diretores vem trabalhando incessantemente para entregar o melhor para nossos estudantes.

Assim para melhorar comunicação entre escola e família, a partir dessa semana será disponibilizado o aplicativo EDUCAREBOX, bem como a plataforma do Plurall, onde serão ofertadas e ministradas aulas on line sendo as atividades disponibilizadas tanto na plataforma como no aplicativo.

Iniciamos de forma gradativa com as atividades para as crianças retornarem o ritmo de estudo, no segundo momento introduzimos vídeo aulas gravadas, e nesse terceiro momento continuam as atividades, as vídeo aulas e também aulas ao vivo pelo professor da turma ou outro da Semear. Vale ressaltar que as aulas ao vivo serão transmitidas de forma gradativa, pois entendemos o grande impacto que isso causaria na rotina de muitas famílias.

Não vamos economizar para que a suspensão das aulas presenciais não gere nenhum impacto pedagógico em nossos alunos, seja por meio de investimentos durante o período de suspensão ou por meio de reposições e ajustes de calendário quando as aulas retornarem.

A Semear School entende e se solidariza com os pais e estudantes neste momento, e busca a compreensão dos mesmos quanto ao pagamento das mensalidades, haja vista que atuou rapidamente para impedir prejuízo acadêmicos aos alunos, para tanto adotou medidas que geram custos e investimentos elevados por parte da instituição, o treinamento dos professores para essa modalidade de ensino e a manutenção do emprego de docentes e servidores.

Seção 2

2 – Como fica até o momento o nosso calendário de reposição?
A- Aulas perdidas do dia 18/03 até 31/03 (10 dias letivos) – As reposições serão feitas nos dias 12 de junho /31 de julho/ 13 a 16 de outubro/ 20 de novembro/ 16, 17 e 18 de dezembro.

B- As aulas perdidas do dia 01/04 até 20/04 (11 dias letivos) – As reposição serão feitas nos dias 16 a 30 de julho.

C- As datas de reposições são liberadas aos poucos pelos órgãos competentes. Assim que tivermos mais datas estaremos enviando.

D- Devido a essas reposições é que ainda não concedemos nenhum tipo de desconto na alimentação, uma vez que as aulas tanto dos alunos de meio horário com integral serão repostas integralmente.

E- Tendo em vista todo o trabalho e investimentos pedagógicos descritos acima, nosso compromisso e obrigação em cumprir a carga horária exigida pelo MEC e as resoluções dos CEE para realizar as reposições possíveis, a maior parte do custo operacional de uma escola se refere a salário (dos professores, corpo pedagógico e demais colaboradores) que ajudam na formação de nossos alunos. Nos vimos impelidos a manter as condições financeira relacionadas às mensalidades previstas em contrato.

F- Segundo a lei federal 9.870/99, a contratação de serviços particulares de educação se dá por anuidades ou semestralidade escolares do ensino infantil, fundamental, médio e superior. Desta forma, a atual suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino não deve implicar em descontos em mensalidades escolares uma vez que se refere ao ano letivo. Os contratos educacionais referem-se ao todo, a uma série ou ano. Não existe prestação de serviços fracionados mês a mês e nem contratação de um mês de serviços educacionais.

G- Cientes da especificidade da Semear referente a alimentação, pedimos paciência dos senhores pais, pois futuramente quando não for possível mais repor as aulas de forma integral faremos o desconto da alimentação.

H- Ademais, a Senacon (Secretaria Nacional do consumidor) recomenda que os consumidores evitem o pedido de desconto de mensalidade a fim de causar um desarranjo nas escolas que já fizeram sua programação anual, o que poderia até impactar o pagamento de salário de professores, aluguel, entre outros.

I- As famílias que estiverem em dificuldade e precisarem de um suporte financeiro podem procurar individualmente a escola. Tentaremos flexibilizar a forma de pagamento (parcelamento) para que seja possível durante esse período, honrar com todos os nossos custos e permitir que a família consiga recompor a sua saúde financeira. Vale ressaltar que a ajuda às famílias que realmente necessitam dependem do equilíbrio das contas da escola e do compromisso daqueles que podem pagar pelos serviços.

3 – Por quanto tempo as escolas seguirão sem aulas?
Desde o dia 18 de março, uma deliberação do Comitê Extraordinário do COVID-19 suspendeu as atividade escolares e educacionais pública e privadas presenciais por tempo indeterminado.

4 – Como ficam as aulas remotas para o ensino infantil?
A Semear School tem adotado aulas gravadas e atividades que estão sendo disponibilizadas no link www.semearschool.com.br/atividades. E a partir da desta semana também passarão a usar a plataforma do Plurall tanto para atividades como vídeo-aula.

5 – Como ficam as aulas remotas para o ensino fundamental?
O Conselho Estadual de Educação publicou, no dia 27 de março, a Nota de Esclarecimento e Orientações 01/2020 que orienta a reorganização das atividades escolares em escolas de Minas Gerais. A referida Nota estabelece como meios para reorganização do calendário escolar a utilização de todos os recursos disponíveis, desde orientações com textos, estudo dirigido e avaliações, bem como outros meios remotos diversos. Estabelece também o uso de recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais de Informação e comunicação para os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação Profissional de nível técnico, considerando quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidade de ensino centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de informação e comunicação remota.

No Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Profissional, em caráter excepcional, na atual situação emergencial, quaisquer componentes curriculares poderão ser trabalhados em ensino remoto, nas instituições de ensino que puderem oferecê-lo, observadas as possibilidades de acesso pelo estudante e professores, deverão ser registradas e eventualmente comprovadas perante as autoridades competentes e farão parte do total das 800 horas de atividade escolar obrigatórias.

6 – Qual a importância dos responsáveis nessa nova modalidade de ensino?
Acreditamos que o responsável tem papel semelhantes nas duas modalidades (presencial e não presencial), isto é, engajar e orientar os filhos na rotina escolar e buscar estar conectados às comunicações e diretrizes pedagógicas realizadas na escola. Além disso, o responsável tem como ação primordial trabalhar o emocional das crianças e dos adolescentes enfatizando o poder de crescimento e autonomia que todos possuem. Considerando o contexto atual, a preservação da saúde mental é fundamental para toda a comunidade escolar.

O nossos anseios não podem se refletir em nossos filhos, uma vez que ainda estão em processo de amadurecimento.

Dessa forma, contamos com os senhores para:

  • Garantir que os alunos tenham ambiente e materiais adequados para os estudo, seguindo o planejamento enviado. Nem todas as atividades precisam ser impressas, podem ser realizadas no caderno.
  • Em relação as atividades disponibilizadas no site, a escola está realizando a impressão na segunda-feira no período de 9:00h as 11:00h, através de pedido feito por telefone com antecedência para evitarmos aglomerações.
  • Acompanhar as atividades postadas no link www.semearschool.com.br/atividades  e pelo PLURALL. E os comunicados através do site, instagram e EDUCAREBOX. A própria EDUCAREBOX entrará em contato com os senhores responsáveis para auxiliar na instalação do aplicativo em seu celular.

Este aplicativo é para melhorar a comunicação entre família e escola.

  • Acompanhar se possível as aulas on line, caso não seja possível as aulas serão gravadas e disponibilizadas.
  • Teremos momentos on line para tirar dúvidas, utilizem sempre que possível esse momento. Lembrando que as aulas on line são para tirar dúvidas dos alunos. Outras duvidas deverão ser enviadas para:

1. Educação Infantil coordenacaoinfantil@semearschool.com.br – Jocasta

2. Fundamental 1 – 1 ao 5 ano coordenacao1@semearschool.com.br – Mariana

3. Fundamental 2 – 6 ao 9 ano coordenacao2@semearschool.com.br – Marina

4. Coordenação Ingles coordenacaoingles@semearschool.com.br – Luciana

5. Financeiro – Daniel – financeiro@semearschool.com.br

6. Secretaria – Glayce/Renata – semearschool@gmail.com

7 – O ensino não presencial Semear substitui as aulas presenciais? Tenho receio do meu filho não aprender nesta modalidade.

Entendemos e acreditamos que o convívio em sala de aula é essencial e consideramos que a questão da aprendizagem da criança e do adolescente não se constrói apenas por roteiros e atividades, mas também por todo o espaço escolar, bem como pela interação com colegas e educadores da escola. Ou seja, para a educação básica, o ensino presencial se faz necessário.

Vale ressaltar que estamos buscando propiciar aos nossos alunos a maior aproximação possível com esse ambiente.

Acreditamos que parte das atividades desenvolvidas no novo formato poderão ser aproveitadas dentro da carga horária mínima obrigatória, caso o tempo de suspensão das aulas presenciais se prolongue. Essa decisão não compete única e exclusivamente a SEMEAR, pois precisamos seguir a legislação em relação a Educação Básica regulamenta pelos Conselhos Nacional e Estadual de educação.

Estamos trabalhando para que o aluno continue se desenvolvendo e que possamos acompanhar os nossos alunos através de esclarecimento de dúvidas, na correção de exercícios, porém de modo virtual. Dessa forma não haverá prejuízo pedagógico para o aluno, devido ao trabalho da nossa equipe pedagógica.

Continuaremos atentos às determinações governamentais, faremos analises ao longo do mês de abril e os manteremos sempre informados a respeito de qualquer eventual alteração.

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